Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Tema: “Mudança Verdadeira”.

Tema: “Mudança Verdadeira”.

Princípio de Construção:

“Mudança verdadeira acontece quando nos arrependemos do nosso pecado e cremos única e exclusivamente em Cristo”.
Fechamos com essa lição a primeira fase do nosso estudo
“PREPARANDO PARA AS TEMPESTADES DA VIDA”

Vamos partir do princípio de uma mudança verdadeira, permanente e bíblica.
A lição de hoje será fundamental para todas as lições que estão por vir, e nos confrontaram com perguntas como:

Como evitar respostas e ajustes superficiais, comportamentais e temporários ?
Como realmente crescer, apesar dos ventos adversos ?


Reflitamos na seguinte pergunta: Como pessoas respondem negativamente quando confrontadas por crises que expõem seus corações, seu egoísmo, seu medo, suas mágoas, ira e cobiça ?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Podemos nos mudar a nós mesmos pelo nosso próprio esforço ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Deus e as mudanças promovidas por Ele em nossas vidas.
Leia:
Jeremias 17.9,10
“9. O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo ?
10. Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras.”
Salmo 139. 23,24
“23. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações . 24. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”
Qual o instrumento que Deus usa, nas mãos do Espírito Santo, para revelar nosso coração ?

Leia:
Hebreus 4. 12,13
“12. Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. 13. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.”
Mudança Genuína X Mudança da Boca para Fora

Há dois passos principais no caminho da mudança verdadeira:
o ARREPENDIMENTO e FÉ


Na Bíblia, a mudança é muito mais do que simples tristeza ou remorso, que para muitos é um lamento egocêntrico sobre circunstâncias e conseqüências dos seus pecados. A tristeza humana muitas vezes é focada no “eu” e não em Deus.
Arrependimento : Leia 2 Coríntios 7. 8-11
“8. Mesmo que a minha carta lhes tenha causado tristeza, não me arrependo. É verdade que a princípio me arrependi, pois percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo.
9. Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.
10. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.
11. Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.”
a) Qual a diferença entre arrependimento genuíno (segundo Deus) e a tristeza mundana?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia: Salmo 51. 1- 4.

“1. Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
2. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
3. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
4. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.”
b) Onde está o foco em arrependimento segundo Deus – as conseqüências do pecado, ou o efeito no nosso relacionamento com Deus?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Leia: Lucas 3. 8-14

“8. Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: Abraão é o nosso pai. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.
9. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der fruto será cortada e lançada ao fogo.
10. “O que devemos fazer então?”, perguntavam as multidões.
11. João respondia: “Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo”.
12. Alguns publicanos também vieram para serem batizados. Eles perguntaram: “Mestre, o que devemos fazer?”
13. Ele respondeu: “Não cobrem nada além do que lhes foi estipulado”.
14. Então alguns soldados lhe perguntaram: “E nós, o que devemos fazer?”
Ele respondeu: “Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com o seu salário”.
Integridade é fazer o certo mesmo quando não tem ninguém olhando!
Leia: Atos 26. 20
“20. Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.”

O arrependimento bíblico se resume da seguinte forma:

VER (meu pecado e a carência do meu coração).
DIZER ( confessar, ou seja, concordar com Deus , sobre meu pecado).
CORRER(o arrependimento requer que viremos as costas para o pecado, colocando distâncias entre nós e ele).
SER TRANSFORMADO ( permitir que Deus me transforme pelo Seu Espírito e pela Sua Palavra.)




Crer pela Fé em nossa transformação, que Deus é a nossa resposta, e que tudo o que Ele diz é verdade.
Importância da fé no processo de transformação:

Leia: Romanos 1.17


17. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.
Leia: Gálatas 2. 20
“20. Fui crucificado com Cristo . Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Momento após momento crer em Deus desafiando a razão humana.

Filósofo cristão e autor Francis Schaeffer descreve esse tipo de fé como sendo “a mão de um mendigo”. Crer em Deus, não somente quando aceito Cristo como Salvador, mas a cada momento, um momento de cada vez, esta é a vida cristã, e é a verdadeira espiritualidade.”
Fé verdadeira ou Fé oca?

Leia: Tiago 2. 19


“19. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem - e tremem!”
Leia: Hebreus 11. 1, 3, 6
“1. Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.
3. Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.
6. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.”
O Crer Espiritual X O Crer Intelectual

Fatores importantes:
1- Conhecer os fatos do Evangelho;
2- Afirmar os fatos do Evangelho (concordar com eles);
3- Confiar nos fatos do Evangelho para minha própria salvação.

Leia: Romanos 1. 16,17 / Romanos 5. 1,2 / Gálatas 2.20 / 1 João 5. 4,5
Não existe a fé só pela fé, ela só faz sentido em Deus.

Leia: Efésios 3. 16,17
“16. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito,
17. para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor,...”
Temos a nossa esperança, não importa qual a situação, não importa quão terrível seja o nossa pecado. A vitória nas tempestades da vida não depende de nós, mas sim de Deus, através da nossa fé e arrependimento. Com a nossa auto-suficiência, auto-esforço, autodisciplina e auto-confiança chegamos ao fim das nossas pelejas exaustos, desanimados, frustrados ou, pior, orgulhosos.
Fé é o início, o meio e o fim do processo de salvação e santificação.

Até domingo dia 06-05-2010 e que Deus nos abençoe.

Ir. Wagner Mansur.

OBS: Estudo extraído da apostila “Enfrentando Tempestades”, Ed. Hagnos.
Autores: David J. Merkh & Carol S. Merkh / Ralph Reamer & Ruth Reamer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário